12 de abril de 2023

Guia da Aromaterapia: o que é?

Neste guia da aromaterapia separamos tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos em direção ao uso de óleos essenciais, velas aromáticas e muitas outras ferramentas que podem transformar a sua vida. 

Além disso, é interessante trazer uma perspectiva mais real, para que você possa entender mais sobre esse universo. 

Então, o nosso objetivo é tirar todas as suas dúvidas e permitir que a sua vida seja mais leve e de qualidade. Vamos lá? 

O que é a Aromaterapia? 

A princípio, cabe destacar que as técnicas de aromaterapia são bastante antigas, com registros de mais de 2000 anos a.C. Porém, não temos registros de quanto as extrações de óleos foram iniciadas.

Cadastre-se para continuar a leitura

Já a palavra foi usada pela primeira vez na década de 20, pelo francês Maurice René de Gattefossé, um grande químico da área cosmética. Mas, se você quer saber mais sobre a história, preparamos um outro post completo, é só clicar aqui. 

O importante aqui é entender que a aromaterapia começou a ser desenvolvida, a partir de alguns estudos, decorrente da fitoterapia, uma outra técnica terapêutica que estudava as funções mais profundas das plantas e vegetais. 

Todos esses estudos tiveram início com a busca por tratamentos médicos, melhoria na condição natural da vida e prevenção de problemas crônicos. 

Enfim, podemos definir o termo a partir do seu significa: “aroma” é o mesmo que odor ou cheiro agradável/bom e “therapeia”, referente a tratamento. 

Portanto, é traduzido como tratamento através de cheiros agradáveis, onde são usados os óleos essenciais puros. 

Esses óleos podem ter diferentes elementos, podem ou não ser gordurosos e possuírem mais de 300 componentes. 

E o que são óleos essenciais puros? 

Em síntese, esses óleos são classificados como substâncias naturais e concentradas, sempre extraída de plantas e vegetais. Muitas vezes, esses óleos são chamados de “almas das plantas”. 

Por terem uma concentração natural poderosa, os óleos trazem benefícios para o organismo, como a sensação de bem-estar, tranquilidade, alívio de estresse ou mesmo por amenizar sintomas de doenças. 

Como dores crônicas, ansiedade e impulsiona o equilíbrio emocional. 

Mas voltando ao que é exatamente essa terapia, o tratamento é medicinal ou alternativo e orgânico, sendo totalmente natural. 

Neste cenário, não substitui outros tratamentos médicos, mas pode ser usado de forma complementar. 

E, ao contrário do que muitos dizem por aí, trata-se de um tratamento já reconhecido pelo SUS, com milhares de pesquisas e resultados positivos. 

Justamente por isso, a aromaterapia já faz parte das Terapias Complementares que podem ser realizadas no Sistema Único de Saúde, de forma totalmente gratuita. 

Aplicações dos óleos essenciais 

Para finalizar este tópico de guia da aromaterapia, cabe destacar que a aplicação dos óleos é ampla, variando de acordo com as necessidades de cada indivíduo e profissional. 

Dessa forma, são muitas possibilidades. 

Por exemplo, o método mais difundido no mercado é usar difusores de ambiente, seja aqueles elétricos ou mesmo os de varetas. 

Geralmente, você apenas adiciona algumas gotas do óleo em uma porção de água, seguindo as medidas recomendadas, e deixa o item em algum local, como próximo da mesa de trabalho ou em cima de uma cômoda/mesa no quarto. 

Se você ainda não conhece os difusores que dispersam os aromas gradualmente, automaticamente, vale a pena conhecer. Entretanto, se preferir o formato frio (de varetas), lembre-se de virá-las ao menos uma vez ao dia. 

Mas você também pode usar os óleos para fazer massagens, permitindo que o aroma seja liberado neste processo. 

Neste caso, é essencial fazer um teste antecipado no tecido, para identificar possíveis alergias. 

Pensando nisso, a marca Eu Amo Vela foi criada, trazendo para esse universo 3 linhas compostas por + de 15 fragrâncias especiais, com os aromas mais procurados no mercado, em formato de velas e/ou sprays de ambiente. E são elas:

Linha Basic

Linha Classic

Linha Luxury

E ainda mais novidades estão por vir: os difusores de ambiente e os sachês aromatizadores. 

Mas não é só isso, todas as fragrâncias são produzidas com matérias-primas de altíssima qualidade, sem nenhum teste em animais e sempre usando materiais recicláveis. 

Isso quer dizer que a produção é totalmente artesanal, pensada para trazer o melhor para a sua vida com total responsabilidade, qualidade e preços acessíveis. 

Para acompanhar todas as novidades, receber cupons de desconto exclusivos e avisos de nossas ofertas especiais, assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais agora

Aromaterapia e sua relação com as velas aromáticas 

A aromaterapia é, portanto, uma técnica ou tratamento que faz uso dos aromas para garantir benefícios bem como uma mudança profunda na vida. 

Como resultado, as velas aromáticas estão entre as principais ferramentas desse processo, já que podem ser incorporadas a rotina de forma prática e rápida. 

Mais importante que isso, as velas aromáticas se relacionam com a aromaterapia por serem um tipo de conforto invisível aos olhos e amplamente sentido pelos demais sentidos.

Em outras palavras, você pode acender a vela e até se esquecer dela, deixando-a em algum local estratégico.

Porém, com a dissipação do aroma, todo o seu corpo sente os efeitos daquele cheiro, tornando-se uma companhia indispensável. 

Cabe ressaltar que o nosso sistema sensorial tem ligação com o cérebro, mais especificamente com a área emocional. Isso significa que, aquilo que você sente, está em interação contínua com outras áreas corporais. 

Não à toa, dizemos que os cheiros estão entre os melhores propulsores da memória, seja ela qual for. 

Basta considerar quantas vezes sentiu um perfume X pela rua e lembrou-se de alguém ou como se sente “em casa” com o aroma de alguma comida que um ente querido sempre preparava. 

Sprays de ambiente e aromatizadores na terapia 

Seguindo essa percepção de cheiros no tratamento aroma terapêutico, os sprays e aromatizadores também são opções indispensáveis para ter qualidade de vida. 

Na prática, muitos conhecem os sprays de ambiente ou mesmo aromatizadores por serem usados na decoração, trocando as varetas de lugar ou simplesmente espirrando em pontos específicos do espaço. 

Ou seja, o aroma fica aqui em um outro formato, diferente das velas, e pode ser sentido ao longo do dia. 

Ao mesmo tempo, esses aromatizadores ganharam notoriedade pela presença de óleos essenciais na composição, o que garantia uma série de sensações. 

Portanto, esses itens retomam a perspectiva de sentir, seja para desacelerar da rotina diária e conseguir dormir melhor bem como para aumentar a sua concentração nos horários de trabalho. 

As linhas Basic & Classic da Eu Amo Vela conta com 9 fragrâncias excepcionais para você escolher, como o Bamboo que traz harmonia e bem-estar e o Capim Limão, que estimula a concentração e a criatividade. 

Já a Linha Luxury possui 7 fragrâncias exclusivas, como o Lemonade Grass que tem ação estimulante e revigorante bem como o Peony Black Cherry, que promove equilíbrio e tranquilidade.

Para um tratamento completo, você pode aderir ao uso de velas e sprays que se complementam, deixando o seu cantinho especial da casa mais poderoso e repleto de personalidade.  

Afinal, os óleos essenciais são naturais, veganos e/ou orgânicos? 

Sempre que pensamos em aromaterapia, junto com o tratamento medicinal vem a questão do uso dos óleos, algo intrínseco, mas que gera muitas dúvidas. 

Diante de toda a repercussão sobre linhas de produção, formas de obtenção da matéria-prima e até mesmo a consciência, maior tem sigo das dúvidas sobre os óleos. 

Então, podemos destacar aqui que os óleos essenciais são naturais, veganos e também orgânicos. 

Mas como isso é possível? 

Em síntese, esses óleos são extraídos de plantas e flores, respeitando a quantidade adequada de todos os ingredientes e, na maioria das vezes, sem nenhuma composição de origem animal. 

Por outro lado, você pode encontrar óleos que são naturais e orgânicos, mas que não são veganos. Já que, na composição, tem algum ingrediente de origem animal. 

Como a cera de abelha, mel, lanolina, corantes vermelhos obtidos a partir da cochonilha e assim por diante. 

Ao mesmo tempo, para serem veganos, os óleos não podem ter sido testados em animais. Uma outra questão em alta no momento. 

Sempre que tiver dúvida sobre alguma dessas questões, a dica é conferir todo o rótulo do produto bem como as especificações de ação da marca. 

Aqui na Eu Amo Vela, por exemplo, todas as nossas velas possuem a queima limpa, o que significa que é mais lenta, biodegradável e não causa efeitos negativos no meio ambiente ou para a sua saúde. Já que é 100% vegetal e livre de parafina. 

Identificando produtos naturais, veganos e orgânicos: tome notas

⦁ Naturais: velas e outros produtos que não têm ingrediente de origem sintética, ou seja, toda a origem é natural; 

⦁ Orgânicos: além de serem 100% naturais devem seguir um nível de organicidade; 

⦁ Veganos: produtos que não possuem nenhum ingrediente de origem animal e não testa em animais. 

Nesta perspectiva, todos os produtos que são veganos também são cruelty-free. Já os demais, naturais e orgânicos, podem ou não ser. 

O ideal é sempre conferir a marca e ver se possuem o selo verde. 

Assim, você contribui para a sua saúde mental e física ao mesmo tempo que apoia marcas que defendem e preservam a vida.